Zotero – Software de Gerenciamento Bibliográfico
3 DE OUTUBRO [TERÇA-FEIRA], ÀS 16H
SALA DE AULA
Esta oficina, ministrada pelo doutorando Pedro Barbosa (IESP), possui o objetivo de habilitar o participante a organizar Referências bibliográficas por meio de um software de gerenciamento bibliográfico, o Zotero. Este programa serve como ferramenta de fácil utilização de coleta, referência e compartilhamento das fontes de pesquisa. As principais vantagens do Zotero relacionam-se à rápida adaptação aos diversos formatos bibliográficos exigidos pelos diferentes periódicos e a possibilidade de extração automática de referências a partir da internet.
As Vagas serão limitadas (15). Para participar preencha este formulário online: https://goo.gl/forms/ZZBmtDlvsMrNyrgR2 . As vagas serão preenchidas por ordem de resposta do mesmo.
Condições para o curso: notebook/PC com word e Firefox ou Chrome.
Oficina de escrita de mulheres
5 DE OUTUBRO [QUINTA-FEIRA], ÀS 16H
SALA DE REUNIÃO
Oficina de escrita de mulheres, tem por propósito estimular mulheres a escrever sua própria trajetória, ministrada pela doutoranda Carolina Rocha (IESP). “Na sociedade em que vivemos, machista, misógina e patriarcal, a escrita feminina simboliza potência e (re) existência. É importante compreender como que, historicamente, a possibilidade de escrever e/ou acreditar em nossa escrita nos foi negada e como isso tem consequências até os dias de hoje. A proposta dessa oficina é estimular mulheres a escrever sua própria trajetória, através de criações poéticas e literárias, convertidas na produção de contos, crônicas, poesias, cartas ou relatos. Nesse mergulho profundo, do que somos ou pretendemos ser, é primordial o respeito à diferença e a compreensão de que nossa auto literatura, intuitiva e lógica, pode ajudar a libertar traumas e redefinir horizontes. Assim, múltiplas perspectivas, sejam elas históricas, políticas e/ou subjetivas, aliadas a saberes e vivências, diversas e coletivas, tendem a contribuir nesse processo. São bem-vindas mulheres com toda e qualquer formação, informação e gênero, pois o que nos enriquece é a multiplicidade de nossas existências. Um encontro para refletirmos sobre o potencial transformador da escrita na busca pelo autoconhecimento”. Carolina Rocha.
As Vagas serão limitadas (25) e exclusivas para mulheres de qualquer gênero. Para participar preencha este formulário online: https://goo.gl/forms/ZZBmtDlvsMrNyrgR2 . As vagas serão preenchidas por ordem de resposta do mesmo.